12 3933.7409

70% da população usará dispositivos móveis até 2020

 

O estudo Visual Networking Index (VNI) Global Mobile Data Traffic Forecast, realizado pela Cisco, prevê que o tráfego de dados será oito vezes maior nos próximos 5 anos.

Esse estudo comparou dados de 2015 e fez previsões para 2020. Dentre elas:

  • Em 2015, 4,5 bilhões de pessoas estavam conectadas à web a partir de dispositivos móveis, o que corresponde a 62% da população mundial. Já no Brasil havia 170,7 milhões de usuários móveis, ou 82% da população.
  • Em 2020, a previsão é de 5,5 bilhões, 70% da população, usará dispositivos móveis para acessar a web. Sendo que no Brasil, de acordo com o levantamento, o País atingirá a marca de 182,1 milhões de usuários móveis, ou 84% da população.
  • A velocidade média da rede móvel global será 3,2 vezes maior, aumentando de 2,0 Mbps, em 2015, para 6,5 Mbps, em 2020.

O estudo também  aponta que até 2020 os dispositivos móveis inteligentes e suas conexões representem 72% do total de dispositivos, sendo 36% a mais do que em 2015. Além disso, esses dispositivos serão responsáveis por mais de 95% do tráfego de dados móveis também em 2020.

“Podemos dizer que em 2020, esse será o serviço de maior penetração no mundo. Para se ter uma ideia, a eletricidade, que será o segundo, tem cerca de 4 bilhões de usuários”.

(Giuseppe Marrara, diretor de relações governamentais da Cisco Brasil.)

Dentre os principais fatores que contribuirão para esse cenário, temos o aumento do número de usuários móveis, a Internet das Coisas e o surgimento de dispositivos inteligentes, salto do uso do vídeo, maior velocidade de acesso e melhoria das redes 4G.

Outras tendências apresentadas pelo estudo são:

  • Dispositivos serão mais inteligentes e haverá a consolidação do smartphone como principal dispositivo.
  • Aumento de algumas iniciativas de machine to machine (máquina para máquina) e IoT (Internet das Coisas).
  • Wi-Fi ganha importância, tornando-se grande ferramenta de conexão.
  • Mudança do perfil de uso de dados, com maior parte vindo de vídeo.
  • Melhoria da velocidade da rede móvel.
  • Mudança do perfil de consumo de conteúdo, com preço ilimitado de dados e planos compartilhados.

    Pesquisa Completa: https://goo.gl/ylTuVx

Web & Apps Sistemas Design Projetos