12 3933.7409

Conteúdo: A Alma do Negócio

Cada dia mais o conteúdo é literalmente a alma do negócio.

Com a infinidade de possibilidades e informações à disposição de todos e em qualquer lugar, a Internet nos possibilita oferecer informação de qualidade e que agregue valor a sua imagem corporativa ou pessoal, que é a melhor forma de atrair, ficar próximo e até fidelizar uma relação de troca com seu público.

Desde sempre as pessoas que têm mais conhecimento, experiência e reconhecimento do público estiveram um passo a frente na sociedade.

Hoje em dia com a facilidade de divulgar e propagar as informações, todos podemos mostrar nossos conhecimentos e agregar valor a outras pessoas e sermos mais rapidamente reconhecidos por isso.

E mesmo de forma amadora temos vistos grandes sucessos se destacando como Blogueiros, Youtubers e simples atuações nas redes sociais. E isso tem ocorrido para pessoas físicas e também empresas e organizações. E com um detalhe muito importante: com um investimento super baixo, resultados muito interessantes são gerados.

E onde está o segredo?

A primeira dica de todas é o alinhamento com o seu público alvo, cliente ou espectador. Existem casos de geração de um público que foi se formando em torno de uma pessoa ou organização, atraídas pelo interesse ao conteúdo disponibilizado. Mas se formos pensar estrategicamente, o ideal é conhecer em detalhes seu público ou o público que quer atingir em seu trabalho, para que conhecendo bem o perfil e necessidades deste público, você consiga alimentá-lo com o conteúdo que mais tem relevância e atende os seus anseios.

Conhecendo bem para quem será este conteúdo, é importante pensar no que tem ou quer transmitir de informações e experiência para este público. Isso também pode te levar a uma outra reflexão. Qual reação ou efeito posso incentivar neste público tendo acesso a estas informações?

Diante destes pensamentos pode se trabalhar uma estratégia básica de planejamento reverso: O que eu desejo? Qual é o ideal? Onde quero chegar? Resumindo, qual o objetivo?

Exemplo: Quero clientes que valorizem a importância da segurança na compra de seus equipamentos. E assim prefira os equipamentos vendidos pela minha empresa.

Diante deste objetivo pense o que tem a agregar de valor a este público, que o alerte e ele passe a valorizar cada dia mais a segurança nos equipamentos. Divulgue dicas de como eles podem apurar melhor a segurança oferecida por um ou outro equipamento. E através deste conhecimento o público-alvo considere a sua marca como a que mais valoriza estes princípios e valores e se possível priorizará a sua marca no ato de uma compra.

Podemos então criar um plano de geração e publicação de conteúdos.

Seguindo o exemplo:

Compartilhar e comentar noticias sobre problemas e acidentes causados por equipamentos pouco seguros. E nos comentários sempre reforcem a alternativa correta para evitar acidentes.

Publicar cursos e treinamentos sobre procedimentos de segurança;

Poste vídeos com dicas de segurança ou de como escolher um equipamento seguro;

Divulgue e apoie publicamente a projetos que tem a segurança como objetivo;

Disponibilize check-lists de segurança, ou fichas de inspeção.

Tente sempre obter um feedback de seu público, interaja o máximo possível, pois além de criar vínculo politico, você conhece melhor o público e consegue avaliar o desempenho do seu conteúdo.

Por ultimo tente fidelizar o seu relacionamento com este público. Com promoções, cortesias e até interações ao vivo.

Mas além de tudo isso, um bom trabalho de conteúdos relevantes e bem pensados na Internet ajuda muito nas referenciações do seu site nos buscadores. Atualmente é uma das variáveis mais importantes considerada pelos buscadores na classificação de seu site ou e-commerce. Os buscadores como o Google priorizam muito quando reconhecem o nível de especialização sobre o assunto buscado em relação ao seu site.

Assim nossa dica final é: Gere conteúdo de maneira organizada e planejada com relação ao seu negócio, publique e divulgue. O reconhecimento e resultados serão positivos.

Agora se não tiver quem o faça este trabalho, dentro de sua organização, contate-nos que podemos ajudar.

Marcelo Guadagnin
Sócio fundador da DM4Brasil

Web & Apps Sistemas Design Projetos