12 3933.7409

Para tudo! Planeje bem antes de investir em Marketing

Já parou para refletir, pensar e planejar os detalhes do seu negócio?

Minha sugestão é fazer isso em um planejamento de maneira participativa, utilizando múltiplos recursos e diferentes pessoa de sua equipe.

Antes de sair investindo em publicidade ou ações de marketing, você e sua equipe devem ter clareza total de alguns pontos:

1 – O que exatamente está ofertando?

2 – A quem a sua oferta tem relevância?

3 – Você conhece em detalhes este seu público?

            Quais os seus hábitos?

            Quais as principais dores e necessidades?

            Suas ambições e planos?

            Quais seus principais valores?

4- Como acessar este público?

Planejar é o grande segredo para maximizar os resultados. Sem planejamento de marketing,  as campanhas e ações são “tiros no escuro”.

Existem técnicas que agilizam e desburocratizam este processo de análise e planejamento. Assunto que devo aprofundar em novas postagens.

E a primeira dica que eu já deixo é realizar este planejamento em equipe, utilizando pessoas chaves da sua equipe e ou do mercado para conseguires ter diferentes percepções sobre cada analise e planejamento. Trabalhar em equipe é sempre muito bom.

Mas vamos lá. Só após um bom planejamento teremos todos os dados necessários para ai então, iniciar os planos de como chegar no seu público e oferecer os produtos ou serviços de maneira eficaz. E investir no Network.

Conhecendo melhor o seu público você pode conseguir muito mais do que só ofertar de maneira correta, mas também investir na aproximação e empatia. Criar cumplicidade e parcerias fortes e duradouras são o ideal para uma fidelização.

Um parceiro e amigo pode ser ainda bem melhor que apenas um cliente.

Falamos acima sobre a relação entre sua oferta e seu público, mas também é muito importante pensarmos nas relações entre sua oferta e os valores percebidos e tendências do mercado. Como também sua oferta VS ofertas concorrentes e seus diferenciais. Todas estas informações podem auxiliar na condução do planejamento de marketing e até na estratégia dos seus negócios.

Utilizando de técnicas ágeis e bem práticas, com pouco investimento de tempo e dinheiro, consegue-se ter uma ótima clareza de todos estes pontos sobre o seu negócio, e criar um plano de ações com mais certezas. E lembre sempre de definido metas e mensurar os resultados.

Espero que estas dicas alerte a todos do quanto é importante planejar e pensar bem antes de investir em marketing.

Como planejamento é uma área que eu gosto e tenho trabalhado a anos em diversos negócios e projetos próprios e dos nossos clientes, tenho cada dia mais estudado e praticado técnicas interessantes que pretendo ir dividindo aos poucos em nossas postagens.

Então curta nossa pagina e acompanhe nossas postagens. E se achou que este post, pode ser útil para alguém fique a vontade para compartilhar, pois o intuito é dividir conhecimento e experiências. E se tiver algo a complementar ou alguma duvida, comentem aqui a baixo, terei maior prazer em responder e vamos trocando idéias sempre com o sentido de somar ou multiplicar conhecimento.

 

Marcelo Guadagnin
Sócio Fundador
(12 ) 3204-4492 - marcelo@dm4brasil.com

 - fb.com/marcelo.guadagnin

- br.linkedin.com/in/marceloguadagnin 

 

Web & Apps Sistemas Design Projetos