12 3933.7409

Pense e aja fora da caixa!

Busque sempre novas técnicas e tecnologias para obter melhores resultados. 

Senhores empreendedores, gestores e planejadores, fuja do tradicional, do padrão do dia-a-dia. Busque novas técnicas e idéias, diversifique e o mais importante aproveite da diversidade experiencial de sua equipe.
As idéias só se transformam em inovações e geram resultados em sua maioria, quando compartilhadas e aprimoradas em um coletivo. E estas são radicalmente potencializadas se este grupo for multidisciplinar com diferentes experiências e visões.
E é onde grandes empresas reconhecidas como 100% inovadoras tem se apoiado e gerado resultados surpreendentemente positivos. São elas o Google, Facebook, Twitter, Apple e várias outras.
Técnicas mais práticas, visuais, participativas, “Fast” rápidas ou ágeis, como o conceito de Design Thinking, ferramentas como Canvas e Kanban e varias outras práticas e teorias de planejamento e gestão ágeis possibilitam um universo de aplicações que ajudam na expansão coletiva das idéias, documentação rápida e desburocratizada de um projeto ou pesquisa. De maneira muito simples e direta auxilia no equilíbrio e socialização das ideias com qualquer pessoa de qualquer nível intelectual.

 

Os Canvas, por exemplo, tem o poder de transformar rapidamente uma idéia em um plano de negócios que compreende e possibilita a visão geral do projeto ou negócio, e possibilita imediata visão de barreiras e desafios. E isso pode ser utilizado para um novo empreendimento ou apenas para um projeto interno, etc.

 

 

 

 

 

A aplicação de uma Analise Swot pode em poucos minutos dar uma clareza fantástica da situação do negócio no mercado, ou outras referências se preferir personalizar, o importante é que com esta técnica, pode possibilitar e nortear decisões e planejamentos de ações estratégicas em seu negócio ou projeto.

 

 

 

Esquemas gráficos e visuais conseguem colocar de maneira simples, informações muitas vezes dificilmente compreendidas por todos. A utilização de recursos visuais em reuniões são excelentes para sempre alinhar entre os participantes a absorção das informações. Possibilitando uma maior percepção e engajamento na busca dos objetivos.

 

O Design Thinking trabalha bem este conceito e otimiza a estratégia de trabalho. É muito útil, principalmente na solução de um problema ou desafio. Sugere o trabalho em 5 etapas em: Descoberta, Interpretação, Ideação, Experimentação e Evolução. Mas isso é uma sugestão pois uma das importantes concepções deste método é a flexibilidade de adaptação.

 

 

Agora para o controle de um processo ou projeto uma dica bem legal é o Kanban. Criado a anos pelos japoneses da Toyota é super atual e adaptável a qualquer negócio. O importante é a eficiência gerada pelo controle detalhada e visual de todas as tarefas. Com uma simples olhada em poucos minutos temos uma exata noção de como está o processo se está tendo algum gargalo ou dificuldade. A agilidade se dá pelo processo dinâmico e 100% visual, onde todos conseguem entender e utilizar a técnica. Pode ser trabalhado de maneira mais básica como o To-Do (façam) – Doing (fazendo) – Done (feito), até linhas de produções inteiras onde de acordo que o processo anda as fixas andam pelo quadro do kanban.

Meu conselho é simples, busque mais informações sobre estes temas, estude mais estas técnicas, na própria internet existem diversas ofertas de livros e cursos destes temas. Ou contrate uma consultoria que te ajude. Mas não ignore estas ferramentas, pois elas fazem a diferença que pode estar faltando para o seu negócio ou projetos.

Ai vão algumas dicas de links sobre as técnicas:

Canvas

Matriz Swot

Design Thinking

Kanban

Espero ter conseguido no mínimo criar a curiosidade em quem leu. Se precisarem de alguma dica

fico a disposição.

 

Marcelo Guadagnin

Sócio Fundador
DM4Brasil

Web & Apps Sistemas Design Projetos