12 3933.7409

A importância do SEO para o seu site

Você sabe o que é SEO e para que ele serve? Muito se fala sobre o assunto, mas são poucas as pessoas que realmente sabem do que se trata.

Um bom posicionamento nos mecanismos de buscas pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso das suas estratégias de marketing digital. Para que você tenha uma ideia, são mais de 100 bilhões de pesquisas realizadas mensalmente somente no Google.

Mas, afinal, o que é SEO?

Em nossa vida cotidiana, é comum que logo que surge uma dúvida, a primeira ação seja uma busca rápida no Google, não é mesmo?

É assim para milhões de pessoas em todo o mundo que utilizam esse motor de busca com o intuito de encontrar produtos e serviços, o que faz do Google uma mina de ouro para as empresas que sabem aproveitar essa oportunidade.

No entanto, você já deve ter observado que na maioria das vezes você e todos os outros usuários do Google costumam dar atenção apenas aos primeiros resultados de uma busca. Então, como conseguir que a sua marca ocupe as posições em destaque?

É preciso contar com o SEO – sigla para Search Engine Optimazation, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Buscas. Trata-se de um conjunto de técnicas que têm como objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino entre os melhores resultados dos motores de pesquisa.

Por meio das técnicas de SEO, é possível otimizar o site para que ele ultrapasse os demais que ocupam as melhores posições e se torne o primeiro colocado na página de resultados, chamando a atenção dos usuários como o conteúdo mais relevante para suas buscas.

E quais são os fatores de posicionamento do SEO?

São muitos os fatores que contribuem para a definição do Índice de Qualidade. Eles possuem diferentes pesos e uma boa campanha de SEO deve levar em consideração cada um deles, trabalhando em conjunto.

Embora o Google não revele quais são os fatores mais importantes para os seus algoritmos de rastreamento e indexação, sabemos que eles são mais de 200, ou seja, há muitos aspectos a serem considerados em uma estratégia de SEO e vários detalhes podem fazer a diferença no ranqueamento.

Alguns exemplos desses fatores importantes são:

  • Qualidade do conteúdo: A produção de conteúdo relevante tem um grande peso no posicionamento orgânico.
  • Responsividade: Sendo grande parte da navegação feita por dispositivos móveis, o próprio Google já declarou que prioriza o posicionamento de sites que sejam mobile ou que contenham responsividade.
  • On page: São todas as alterações realizadas dentro das páginas, pois permitem que os robôs entendam do que se trata o seu conteúdo.
  • Autoridade do domínio: Os resultados são obtidos em médio e longo prazo, então, mesmo que seu site não tenha muito conteúdo, a partir do momento que estiverem na web, estão gerando autoridade.
  • Performance da página: O Google penaliza sites que levam mais de 2 segundos para serem carregados em um navegador com condições normais de internet. Por isso, não é uma boa ideia carregá-lo com informações, imagens, vídeos ou GIFs pesados.
  • Arquitetura do site: Todas as informações são lidas pelo Googlebot. Ele espera que exista uma determinada ordem lógica de conteúdo, e a falta dessa organização pode dificultar o entendimento do algoritmo a respeito do real conteúdo disponibilizado.
  • Off page: As ações fora do site também geram autoridade. Consiste na construção de links em outras páginas. Essas atividades podem ser feitas com a participação em fóruns ou por meio de comentários nas redes sociais, blogs e outros sites, fazendo menção à sua marca.
  • Backlinks: Fechamento de parcerias com outros domínios de autoridade para a publicação de artigos que contenham links para o seu site.
  • Sinais sociais: As redes sociais podem auxiliar de forma indireta como, aumentando as menções à marca e a visibilidade na web, melhorando a exposição e reconhecimento, e realizando direcionamentos para o site.
  • Menções à marca: Mesmo as simples menções à marca já são interessantes para gerar autoridade e criar relevância. Para isso, apenas uma citação, em vez de um link, já tem valor.
  • Palavras-chave: Um dos mais importantes fatores, é o termo de busca que o usuário pesquisa para alcançar uma página.
Utilizar técnicas de SEO têm um impacto direto sobre o tráfego do seu site. Um aumento no número de visitantes significa mais oportunidades de negócios.
Está precisando de ajuda com o SEO para o seu site? Entre em contato conosco: (12) 98138-1919
Matéria: Orgânica Digital
Web & Apps Sistemas Design Projetos