12 3933.7409

CRM: O que é a Gestão de Relacionamento com o Cliente e qual a importância

O mercado evoluiu e se deu conta de que o cliente deve ser o centro das atenções. Todos os esforços de uma empresa para venda de algo têm como objetivo final satisfazer seu cliente. E o que seria de um negócio sem seus clientes? Clientes são indispensáveis para a sobrevivência de uma empresa. Mas como garantir o sucesso desse negócio?

Através do CRM é possível gerar mais fidelização e satisfação do cliente, simplificando o contato com ele e trazendo a valorização da marca.

Mas para começar: o que é o CRM? CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente. Permitindo que sua empresa construa um relacionamento duradouro com clientes e ofereça a melhor experiência dos consumidores durante todo processo de venda.

A Gestão de Relacionamento com o Cliente, como o termo é conhecido em português, é uma ferramenta utilizada para gerenciar e analisar as interações dos clientes, antecipar necessidades, desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e personalizar campanhas de captação de novos clientes.

Como Implementar?

O primeiro passo é conhecer a identidade do seu cliente, onde ele mora, qual a forma de contato preferida, quais são as suas necessidades, quais as interações com a empresa (críticas, elogios e sugestões) e outros dados que possam interessar.

Coletados os dados, é hora de diferenciá-los para entender quais têm real interesse, para que assim sejam estabelecidas relações duradouras.

Conhecidos os alvos dos clientes, o próximo passo é incentivá-los a interagir com a empresa. Para isso, o segredo é personalizar os produtos e serviços oferecidos ao consumidor, oferecendo vantagens/benefícios para que ele continue interessado.

Reunidas as informações sobre as necessidades do cliente, é hora de adaptar e personalizar os produtos de acordo com as necessidades do consumidor, de forma que sua experiência de compra se torne única. Por isso, é importante criar um ciclo de feedbacks, para que sejam oferecidos aos clientes todos os benefícios que ele deseja, na hora e da forma como espera.

Implementar uma boa gestão de relacionamento com o cliente em uma empresa exige que os gestores e funcionários repensem as maneiras tradicionais de fazer negócio, sendo capazes de construir uma cultura centrada no cliente.

#CRM #CustomerRelationshipManagement #GestãoDeRelagionamentoComOCliente

Web & Apps Sistemas Design Projetos