12 3933.7409

Kamban em uma empresa100% Digital

Kamban em uma empresa 100% digital

Kanban é um sistema de gestão ágil e visual para controlar tarefas e fluxos de trabalho em uma empresa.

Por ser um método visual, o Kanban ajuda a organizar o cotidiano e a manter o foco da equipe.

O método foi criado na década de 1960 pela Toyota, e o termo “Kanban” significa cartão, em japonês, um dos elementos fundamentais do método.

Quadro: é o panorama completo do projeto, que inclui os cartões (tarefas) e as colunas (status ou estágio atual de cada uma das ações) Cartão: é a menor parte de um Kanban.

Você pode usar post-its no quadro fixado em uma área comum a toda a equipe, ou em um software como Trello, Jira, Monday, etc — ou todos esses formatos combinados para diferentes projetos.
Na DM4Brasil já testamos alguns apps, mas já a alguns anos usamos o Trello, principalmente pela sua simplicidade, responsividade em multiplataformas.

As Vantagens do Kanban são

Baixo custo: a implantação do Kanban não exige altos investimentos financeiros;
Otimização do tempo: a divisão dos projetos em pequenas tarefas acelera a vida do colaborador;
Priorização: o sistema permite que cada um entenda os principais elementos do projeto e decida quais são as maiores urgências a cada momento;

Visão geral: o Kanban facilita a visualização do que cada membro da equipe está fazendo;
Equilíbrio e agilidade: as rotinas produtivas, controlada em um Kamban, o líder ou gestor tem maior facilidade de identificar gargalos nos processos;
Maior Autonomia: nesse método, o colaborador pode tocar seu trabalho por conta própria sem grande intervenção do líder;
Menos burocracia: muitas reuniões são eliminadas com um sistema que se foca em tarefas e no andamento adequado de cada ação;
Clima organizacional: quando todos sabem o que devem fazer, há uma elevação do bem-estar e uma melhora na qualidade de vida no trabalho; Produtividade: o Kanban oferece maior eficiência na execução dos projetos por reduzir ruídos e elevar a percepção do todo.

Com a empresa 100% digital e cada membro da equipe trabalhando onde quiser, temos que manter os controles das demandas e ações, em todos os contratos de maneira mais alto gerenciável possível e tudo on-line, e o fato de estar tudo digitalmente registrado, no nosso caso no Trello, diversas vezes, mesmo após o término de um projeto, consultamos nossos cartões para relembrar decisões e ações, ou até mesmo quem fez o que. Atrelando ao Trello onde controlamos os projetos e tarefas do dia a dia, também utilizamos uma tecnologia chamada GIT para controlarmos todas as versões e históricos de desenvolvimento, assunto para uma próxima postagem.

Se quiser aprender mais sobre Kamban existem diversos cursos até gratuitos na internet sobre o tema:

https://www.primecursos.com.br/sistema-kanban/
https://tinyurl.com/24rs28oy
https://www.youtube.com/results?search_query=aprenda+Kamban

Web & Apps Sistemas Design Projetos