12 3933.7409

O que afinal é a Internet das Coisas, e onde você pode usá-la.

Você certamente já ouviu sobre ‘Internet das coisas’ mas talvez não saiba muito bem o que isso quer dizer e o impacto que pode ter na sua vida. O termo vem do inglês Internet of Things (IoT), e se trata de conectar coisas do seu cotidiano com ajuda da internet. Você pode fazer isso na sua casa ou na sua empresa – aliás, isso já vem sendo bem utilizado – talvez você até já esteja fazendo, mas ainda não se ligou disso.

Ficou na dúvida? Simples, pense na sua casa, você tem uma Smart TV que se conecta com aplicativos como Netflix ou Spotify? Aí está, você usa ela no seu dia a dia e não tinha nem se tocado. Claro, também não vai sair conectando tudo que você ver pela frente, nem tudo é viável, algumas coisas inclusive, podem atrapalhar a sua vida, mas em diversas situações essa pode ser uma boa junção, como em alguns exemplos abaixo.

Nos hospitais ela pode ser usada para controlar exames de pacientes, medicações que podem estar faltando, quantos leitos estão disponíveis e muito mais, simplificando e deixando mais rápido o atendimento. Nas lojas, você pode usar um sensor para identificar o fluxo de clientes por dia, quais produtos mais saem e quais demoram mais para vender, e assim criar uma estratégia para venda e promoção.

Na sua casa por exemplo, já há métodos que permitem a você trancar e destrancar a sua porta usando o celular; acender, controlar a luz e a intensidade da lâmpada com o celular já é possível, usando a lâmpada inteligente Hue, da Phillips, por exemplo. Ela pode ser utilizada em escritórios, como na DM4 Brasil, aqui o ar condicionado é conectado a internet, então ligar e desligar o aparelho pode ser feito a distância.

Pensando em algo mais coletivo, o trânsito da sua cidade e o transporte público que você usa podem ser melhorados para facilitar vida da população, colocando semáforos inteligentes que detectam o fluxo de pedestres, para que ele possa abrir e fechar em certos momentos, ou mesmo um sistema que alerte quando o ônibus estiver próximo a sua casa, assim você pode ir para o ponto de ônibus, sem espera, evitando alguns riscos.

Aplicativos para lembrar as tarefas que os funcionários precisam fazer na semana, monitoramento que mostra a produtividade de cada um em determinado horário, são opções que algumas empresas, como nós, já usam para melhorar o rendimento.

Não conseguiu pensar em nada? Então terminando de ler este post vá procurar outros exemplos de internet das coisas, e note que, pelo menos uma delas você está usando seja dentro da sua casa ou do seu serviço, e se ainda não estiver, está esperando o que para começar? Se você já usa nos conte de que forma ela te ajuda no dia a dia.

Web & Apps Sistemas Design Projetos