12 3933.7409

Pesquisa Mercado Brasileiro de TIC

Uma pesquisa de mercado realizado pela ADVANCE, empresa de consultoria e treinamento especializada em empresas de tecnologia da informação e telecom (TIC), analisou o mercado brasileiro de TIC em 2016 e as previsões para os próximos anos.

A mesma analisou os 3 trimestres de 2016 e os resultados foram:

  1. Primeiro trimestre: apresentou bons resultados, em parte fruto de negociações que “escorregaram” de Dezembro para Janeiro e Fevereiro

  2. Segundo trimestre: apresentou o pior resultado financeiro desde 1999.

  3. Terceiro trimestre: processo de recuperação

Sobre a média do crescimento das empresas de TI, o valor obtido comparando 2015 a 2016 de Jan a Out foi de 5.7%. Já com relação aos investimentos em marketing e vendas, a partir do segundo trimestre de 2015, as empresas de TI começaram a reduzir substancialmente os investimentos em marketing e vendas e o segundo trimestre de 2016 foi o recorde de percentual de empresas reduzindo o investimento em marketing e vendas versus o de empresas aumentando o investimento. Já o terceiro trimestre de 2016 aparece um sinal positivo, uma esperança positiva para 2016 e 2017.

Com relação aos principais objetivos das empresas, a ADVANCE verificou que:

  • Em 2014 e 2015 os empresários tinham como principal estratégia a EXPANSÃO, sinalizando que a crise ainda não estava tão presente no setor.
  • Em 2016 o cenário mudou e as empresas passaram a focar em VENDA NA BASE, que é a estratégia típica para época de crise.
  • Em 2017 o foco será, novamente, EXPANSÃO, sinalizando que a crise estará deixando o setor de TI.

Seguindo a linha da expansão, a maioria dos empresários de TI aumentarão o quadro de colaboradores e os investimentos em marketing e vendas com vistas a aumento dos negócios em 2017, mas principalmente para se prepararem para 2018 quando acham que o mercado Brasileiro estará a pleno vapor.

Com relação aos investimentos em marketing:

  • em 2015 o Marketing começou a ganhar importância dentro das empresas de TI, passando a ser um forte aliado para VENDAS – não só para geração de demanda e de oportunidades, mas para apoiar vendas em todas as etapas do ciclo e do funil de vendas
  • em 2016, principalmente no segundo trimestre, houveram cortes nos investimentos
  • em 2017 a previsão é de retomada desses investimentos

O grande desafio para 2017 será a utilização do Marketing para apoiar as vendas.  De acordo com a pesquisa de cerca de 4.000 empresas de TIC no Brasil:

85% dos empresários acha que a atividade principal de Marketing é fazer web-site, folhetos, e-mail marketing e endomarketing (Nível 1) MAIS eventos.

De acordo com o índice de maturidade de marketing:

Média de maturidade nos USA = 3.8

Média de maturidade no Brasil = 1.5

Esse  índice é utilizado para identificar como as empresas estão utilizando o marketing para apoiar na geração de negócios, ou seja, VENDER. Ele é composto por 5 níveis de maturidade:

  • Nível 1 – website, folhetos, e-mail marketing, endomarketing
  • Nível 2 – branding, geração de demanda
  • Nível 3 – marketing de relacionamento, casos de sucesso e geração de leads
  • Nível 4 – inteligência de marketing e apoio para vendas
  • Nível 5 – marketing de conteúdo, marketing digital

Sendo assim, a integração entre marketing e vendas será o grande elemento de diferenciação e de sucesso das empresas em 2017. Entre em contato conosco e saiba mais sobre um Plano Integrado de Marketing e Vendas para a sua empresa.

Web & Apps Sistemas Design Projetos