12 3933.7409

Setembro Amarelo e as Empresas de Tecnologia


Desde 2015, a campanha do Setembro Amarelo, que tem como objetivo criar um sistema de combate ao suicídio, é apoiada por instituições como o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

De acordo com o levantamento feito por eles, ocorrem 32 mortes de brasileiros diariamente que são atribuídas ao suicídio. Em relação aos números mundiais, a média é de 1 suicídio a cada 40 segundos, o que é um número alarmante que soma ao menos 1 milhão de suicídios por ano.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que nove entre dez suicídios poderiam ser prevenidos e evitados com o reconhecimento de sinais e de pedidos de ajuda que muitas vezes são perceptíveis, como a utilização de frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer”. Deve-se ter em mente que o suicídio é utilizado, na grande maioria das vezes, como válvula de escape de dores, preocupações e problemas quando a pessoa não enxerga uma saída viável.

Educar os colaboradores quanto à saúde psíquica é uma tarefa essencial. A Dígitro Tecnologia está promovendo neste mês, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), uma campanha convidando todos a refletirem sobre o assunto, ajudando a identificar os sinais de alerta e incentivando a busca por ajuda. A empresa também possui outras frentes e ações que abordam o tema.

Conversar sobre emoções e promover uma cultura voltada ao bem-estar das pessoas deve ser uma prática no ambiente de trabalho o ano inteiro. Por isso, a Involves, empresa de tecnologia que desenvolve soluções em trade marketing, conta com o Projeto Jornada do Bem-Estar, uma iniciativa contínua para garantir um ambiente de trabalho seguro e acolhedor com objetivo de que as pessoas trabalhem e estejam bem, assim entregando melhores resultados; Sabendo que é preciso pensar em saúde física, mental, emocional e financeira. Entre as ações da empresa estão a parceria com uma clínica que oferece atendimentos psicológicos e outras terapias para colaboradores e seus familiares com valores reduzidos.

Na Pulses, startup que tem soluções de clima organizacional, a estratégia é a escuta ativa e contínua. A plataforma da empresa permite que os líderes possam acompanhar, por meio de pesquisas frequentes, as opiniões da equipe, tanto em questões de trabalho quanto mentais. No início da pandemia, por exemplo, os gestores fizeram uma pesquisa interna e perceberam que os colaboradores tiveram um aumento nos níveis de estresse e ansiedade. A partir disso, criaram grupos de apoio emocional, com o acompanhamento de um psicólogo parceiro e sem a presença dos líderes, para deixar o colaborador mais à vontade caso precisasse fazer alguma queixa sobre o trabalho.

Pensando em trazer a tecnologia em favor da conscientização e mobilização sobre o tema, o Movimento Falar Inspira Vida, coalizão liderada pela Janssen, farmacêutica da Johnson&Johnson, e composta por renomadas instituições que defendem a causa da saúde mental no Brasil, lança o game Jornada do Acolhimento – Inspirando o Cuidado com a Depressão. A novidade faz parte da campanha do movimento focada no Setembro Amarelo. A proposta do jogo é servir como ferramenta educativa sobre o cuidado da depressão e promover o acolhimento às pessoas que sofrem com a doença, sendo um game com diferentes jornadas e perspectivas.

SOBRE O GAME

Psicólogos, psiquiatras, associações de pacientes e desenvolvedores trabalharam lado a lado para desenhar todos os detalhes de quatro diferentes jornadas:

  • Descoberta – pessoa sem diagnóstico: o jogador usa sua empatia para jogar como uma pessoa que começa a apresentar sintomas de depressão, mas ainda não foi diagnosticada;
  • Superação – pessoa com diagnóstico de depressão resistente ao tratamento: dos 12 milhões de pacientes brasileiros com a doença, 4 em cada 10 não respondem adequadamente ao tratamento, mesmo depois de ao menos duas tentativas com medicamentos diferentes. Essa etapa é voltada a essas pessoas que necessitam de atenção especial aos altos e baixos da jornada de cuidado e não devem desistir de buscar novas alternativas.
  • Esperança – pessoa com rede de apoio: uma versão dedicada àqueles que têm dúvida sobre como ajudar uma pessoa que demonstra sinais de depressão e pensamentos suicidas. A proposta é exercitar a empatia, praticar a melhor forma de superar os próprios tabus e oferecer ajuda, de maneira responsável e transformadora.
  • Cuidado – perspectiva do médico que trata pacientes com depressão: além do paciente, é fundamental valorizarmos o papel do especialista, o psiquiatra, e representar uma parte da sua rotina de trabalho. É um passo importante também para desmistificar os estigmas relacionados a esse profissional.

Para iniciar o game, o jogador seleciona um avatar e este ganha uma nuvenzinha, que irá representar o estado de ânimo da personagem. Essa nuvem pode mudar de cor e ficar mais ou menos carregada, a ponto de provocar chuva de acordo com as interações que serão vivenciadas no jogo.

O Movimento optou por transmitir as mensagens sobre a depressão e os cuidados que a sociedade deve ter com as pessoas que sofrem com a doença por meio do jogo online, porque acredita que a tecnologia é uma grande aliada na rápida disseminação de informações, além de fazer parte do dia a dia de todos. “O jogo é uma forma lúdica de falar sobre um tema bastante delicado, ajudando o entendimento e impactando um número maior de pessoas”, destaca Karen Scavacini, CEO do Instituto Vita Alere.

Ficha técnica

Game: Jornada do Acolhimento

Iniciativa: Movimento Falar Inspira Vida

Roteiristas: Gustavo Moraes e Vanessa Bruno

Desenvolvedora: Virtual Planet

Web & Apps Sistemas Design Projetos