12 3933.7409

Uma empresa 100% Digital é mais Sustentável?

Até antes mesmo da Pandemia a DM4Brasil já experimentava em pequenas experiências e projetos o trabalho remoto, ou em loco em uma cliente, ou da casa do próprio desenvolvedor, ou gestor, mas sinceramente nunca deu 100% certo por diversos motivos. E hoje conseguimos avaliar que o mais recorrente era uma questão cultural e de falta de hábito. Com a Pandemia, em março de 2020, partimos de um dia para outro para um para o trabalho remoto, atendendo aos clientes, reuniões de planejamento e acompanhamento de projetos, tudo remotamente e com cada um da equipe em sua casa. E felizmente rapidamente entramos num ritmo que nos mostrou ser muito eficiente e eficaz. A empresa manteve 100% das remunerações e até dos benefícios, assim a equipe ficou até mais motivada, pois estavam relativamente recebendo mais, pois os custos de transporte, alimentação fora de casa e até roupas reduziram drasticamente para eles.

Mas nossa empresa que sempre se preocupou com o mínimo impacto ambiental e bem-estar da equipe, sempre tendo atitudes de redução de consumo de papel, não uso descartáveis, sempre priorizando equipamentos de baixo consumo energético e sempre tivemos sedes muito otimizadas. Percebemos que com a experiência de trabalharmos 100% remotamente reduzimos radicalmente outros recursos periféricos que afetam radicalmente mais o planeta e o bem-estar de todos. Como, por exemplo, no transporte de ida e volta para o escritório que se somarmos os gastos e tempo desperdiçados, sem falar nos riscos e stress que o trânsito causa nas pessoas, só este fator já trouxe muito benefício ao planeta e para a equipe. Outra percepção foi a economia com o desgaste e obrigatoriedade de estar sempre bem-vestido e o grande consumo de roupas, também são radicalmente reduzidos com o trabalho remoto.

Diante destes detalhes que começamos a perceber e chegamos à conclusão que o trabalho 100% online ou até o “híbrido”, podemos sim afirmar que é um formato mais sustentável e até mais socialmente saudável. Nossa equipe tem mais tempo com a família, se alimenta em casa e está tendo uma qualidade de vida melhor do que antes da pandemia. Mas como tudo na vida devemos pesar os prós e contra e tentar sempre chegar num equilíbrio. A falta de convívio social, troca de experiências presenciais também devem ser valorizadas e utilizadas como uma forma de equalizar e compensar o trabalho remoto e sua individualidade.

E assim a DM4Brasil segue aprendendo e inovando como sempre foi em seus quase 20 anos de existência no mercado de tecnologia.

Mas é claro que não é só isso, devemos sempre buscar novas ações e melhorias, que ou impactem minimamente ou até positivamente o nosso planeta e sociedade.

O que vocês acham destas reflexões, conte um pouco mais sobre suas experiências e opiniões sobre o tema.

Web & Apps Sistemas Design Projetos